Terapias

Conhecendo Cada Chakra

Por Sandrä Costa

Nós temos vários centros de energia espalhados pelo corpo. Esses centros de energia são chamados de Chakras.
Chakra é uma palavra sânscrita que significa roda, vórtice ou espirais de energia existentes no corpo humano. Os principais, em número de sete, estão localizados ao longo da coluna vertebral, além dos localizados nos pés e nas mãos.
Quando a energia do chakra está bloqueada ou mal direcionada, pode surgir doença emocional e física. A doença se desenvolve como consequência de padrões de comportamento e atitudes que não percebemos que são biologicamente tóxicos até que nos afetem e nos forcem a revisar nosso comportamento.

PRIMEIRO CHAKRA – BASICO – RAIZ – MULADHARA
Localização: Base da espinha, mais precisamente no períneo, entre o ânus e os genitais.
Cor: Vermelho
Elemento: Terra
Significado: Iniciamos a vida como parte integrante de uma tribo familiar. Fazemos ligações com as experiências tribais tanto positivas quanto negativas, absorvendo suas forças e fraquezas, crenças, superstições e medos. Nossas tribos nos introduzem à vida e nos ensinam que o mundo é seguro ou perigoso, abundante ou cheio de pobreza, educado ou ignorante, um lugar a ser saqueado ou presenteado. As tribos transmitem suas percepções de realidade e ensinam um fundamento espiritual (religião), habilidade de lidar com o poder físico para a sobrevivência e compartilham suas visões (generalizações) e atitudes com outros grupos, familiares, religiosos, étnicos, raciais, etc.
Cada escolha que você faz e cada crença que você sustenta exerce influência em toda a sua vida! Você está conectado com toda a vida.

SEGUNDO CHAKRA – PÉLVICO – SEXUAL – SVADHISTHANA
Localização: No ventre, aproximadamente quatro dedos abaixo do umbigo.
Cor: Laranja
Elemento: Água
Significado: A energia do segundo chakra nos ajuda a evoluir da energia coletiva tribal para um senso de identidade e a desenvolver o poder de fazer escolhas. Administrar o poder da escolha, com todas as suas implicações criativas e espirituais, é a essência da experiência humana. Nossas escolhas tecem nossos espíritos em eventos. Faça suas escolhas com sabedoria, porque cada escolha é um ato criativo de poder espiritual pelo qual você será responsabilizado.
Qualquer relacionamento que você desenvolve, dos mais casuais aos mais íntimos, têm a finalidade de ajudar você a tornar-se mais consciente. Nenhum vínculo é destituído de valor espiritual. Cada um deles ajuda você a crescer como indivíduo, trazendo revelações sobre suas próprias forças e fraquezas. Podemos ver com mais facilidade o valor simbólico de nossos relacionamentos quando deixamos de lado nossa compulsão para julgar o que e quem tem valor e nos concentramos em honrar cada pessoa e a tarefa com a qual estamos envolvidos.

TERCEIRO CHAKRA – PLEXO SOLAR – MANIPURA
Localização: Abaixo do diafragma, na altura da boca do estômago.
Cor: Amarelo
Elemento: Fogo
Significado: O centro do poder pessoal sustenta nossa vontade e autonomia e nos possibilita estabelecer e manter limites fortes e um código pessoal de honra. Define nosso relacionamento com nosso eu. Contém a energia de nossas ambições pessoais senso de responsabilidade, respeito pelas nossas forças e fraquezas, bem como nossos medos e segredos. Dadas nossas características físicas, ambientais e crenças, fazemos escolhas que enaltecem nosso espírito ou as que drenam nosso poder. Da perspectiva energética, cada escolha que enaltece nosso espírito fortalece nosso campo energético. E quanto mais forte o campo energético, menores nossas conexões com situações negativas. Um código de honra é fundamental para manter corpo e espírito saudáveis. Ao comprometer nossos valores e princípios, colocamos a nós mesmos em perigo, tanto físico quando espiritual.
Acreditar em si mesmo é essencial para lidar com os desafios da existência cotidiana. A orientação exige a ação, mas não garante a segurança.

QUARTO CHAKRA – CARDÍACO – ANAHATA
Localização: No centro do peito
Cor: Verde Esmeralda ou Rosa
Elemento: Ar
Significado: No quarto estágio, o amor é reconhecido como a força que influencia e determina a atividade biológica e pode ajudar a curar a nós e a outros. Requer o contato com os anseios emocionais mais profundos que emergem quando precisamos avaliar um relacionamento, ou um trabalho ou alguma outra circunstância que afete nossa saúde. Amar a si mesmo como o desafio do quarto chakra significa ter a coragem de ouvir o próprio coração e seguir suas diretivas espirituais.
Caso não sejam curadas, as feridas do passado se atualizam no presente, danificando nossos relacionamentos, nossas vida pessoal e profissional, e nossa saúde.
O recurso essencial é o ato espiritual de perdoar, que precisa acontecer para abrir-nos totalmente ao poder curador do amor. O autoamor significa se importar o suficiente consigo mesmo para perdoar pessoas no passado, de modo que as feridas não possam mais nos prejudicar.

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO – GARGANTA – VISHUDDA
Localização: Na base da garganta
Cor: Azul Celeste
Elemento: Éter
Significado: O desafio deste chakra é progredir através da maturação da vontade: desde a consciência tribal de que tudo e todos têm autoridade sobre você, passando pela consciência de que apenas você tem autoridade sobre você (e não substâncias, dinheiro ou outra pessoa), até a compreensão de que a verdadeira autoridade vem do alinhamento com a vontade divina.
Alinhar-se com vontade divina quer dizer liberar-se das ilusões físicas, não dos deleites e do conforto da vida física. Sentir prazer na sua vida física é uma atitude tão espiritual quanto é ter um corpo físico saudável.
Cada escolha que fazemos, cada pensamento ou sentimentos que temos é um ato de poder que tem consequências lógicas, ambientais, sociais, pessoais e globais. Estamos em todos os lugares onde estão nossos pensamentos, e assim nossa responsabilidade social inclui nossas contribuições energéticas. Compreender as consequências energéticas dos nossos pensamentos e crenças, assim como as de nossas ações, pode levar-nos a nos tornar honestas em um novo grau. Uma incapacidade de ser honesto – consigo mesmo ou com alguém outro – obstrui a cura tão seriamente quanto a incapacidade de perdoar. Por meio da honestidade e do perdão podemos recuperar nossa energia aprisionada no passado, pois o poder pessoal está em nossos pensamentos e atitudes.
Nossa fé e poder de escolha são, na verdade, o próprio poder da criação. O teste espiritual intrínseco à nossa vida é o desafio de descobrir o que nos motiva a fazer nossas escolhas e se temos fé nos nossos medos ou na divindade. Mas entrega à vontade divina não é o mesmo que resignação.

SEXTO CHAKRA – FRONTAL – TERCEIRO OLHO – AJNA
Localização: No centro da testa, entre as sombrancelhas
Cor: Azul Noite
Elemento: Som Interior
Significado: Tornar-se consciente significa liberar o velho e abraçar o novo, com a consciência de que tudo termina no tempo apropriado e tudo começa no tempo apropriado. Portanto, tornar-se consciente significa viver totalmente no presente e apreciar cada dia. O desapego é a percepção de que nenhuma pessoa ou grupo de pessoas pode determinar o nosso caminho de vida, mas uma dinâmica maior conduz à vida.
Tornar-se consciente significa mudar as regras pelas quais vivemos e as crenças que mantemos. Nossas memórias, crenças e atitudes são, literalmente, regras que determinam nossa qualidade de vida. Também exercem um tremendo papel na criação ou na destruição da saúde de nosso corpo. A cura exige a união entre a mente e o coração, e, geralmente, é a mente que precisa ser ajustada aos sentimentos, que muitas vezes não honramos nas escolhas diárias que fazemos.
Como centro de sabedoria do corpo, o sexto chakra afeta nosso intelecto e nossa capacidade de coordenar a visão e a inspiração. Para isso é necessária uma mente focada e uma imaginação disciplinada. Depois que temos a semente de uma ideia, ela passa pelo crivo da inteligência para avaliar se podemos trabalhar com ela, e decidimos como queremos “administrar” sua realização na sua forma física. Quando falamos em criar nossa própria realidade, estamos nos referindo ao fato de que o sexto chakra é o laboratório onde esse processo acontece.

SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO – SAHASRARA
Localização: No topo da cabeça
Cor: Violeta
Elemento: Luz Interior
Significado: A conexão com nossa natureza espiritual e nossa capacidade de permitir que a espiritualidade se torne parte integrante de nossa vida física. Buscar uma conexão espiritual e pessoal com o Divino (diferente da religião, que é tribal) nos desperta até o âmago. Todas as ilusões físicas, psicológicas e emocionais ou medos precisam ser removidos da sua vida. Deixe o passado ir, não antecipe o futuro, e viva no momento presente. A tarefa é atingir o potencial pleno do espírito humano e da capacidade de uma pessoa munida com a fé fazer diferença na cura deste planeta.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *